quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Alto Astral e suas referências ao mundo noveleiro

Uma coisa que eu acho bem interessante é a tal da metalinguagem.

Mas, vem cá que diabo é isso? 

É tipo assim um, livro escrito em português, explicando o próprio português ou um poema sobre como é escrever poemas.

Tá, mas essas coisas a gente aprende na escola. O que é que isso tem a ver com um blog sobre televisão?

Tem tudo a ver. A metalinguagem é um recurso bem interessante de ser utilizado na TV também.

Atualmente, a novela Alto Astral vem acertando em cheio quando o assunto é metalinguagem.

Em uma sequência de cenas exibidas na semana passada, a personagem Samantha, interpretada por Cláudia Raia, falava sobre sua vontade de ser atriz e que gostaria de ter interpretado personagens como a Jaqueline, de Tititi (2010), a Lívia Marini, de Salve Jorge (2013), a Donatela, de A Favorita (2008), entre outras, todas interpretados pela própria Cláudia Raia.

E no último sábado, Samantha previu a explosão de um shopping e foi até lá tentar avisar para os frequentadores do local sobre a sua previsão.

Até aí, seria uma cena normal da novela, ok!?

Mas a metalinguagem entrou em ação novamente a partir do momento em que Úrsula (Silvia Pfeifer) e Inês (Christiane hoje é dia de rock, bebê Torloni) eram as únicas que continuavam no shopping no meio da explosão.



Essa cena, na verdade, foi uma homenagem à novela Torre de Babel (1998), de Silvio de Abreu, o supervisor de Alto Astral.

Na época, Torre de Babel não vinha fazendo sucesso entre o público, e o autor, então, teve a ideia de matar os personagens menos queridos em uma explosão.


E entre esses personagens estavam as lésbicas Leila e Rafaela, interpretadas por Silvia e Christiane, rejeitadas pelo público conservador da época.



Também é interessante afirmar que Cláudia Raia era uma das vilãs da novela e, em Alto Astral, foi a personagem dela a responsável por salvar Úrsula e Inês.




É muito legal essas citações a novelas dentro de uma própria novela. É uma forma de homenagem a esse gênero tão querido pelos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário