quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O 11º mandamento da Record é não respeitarás o teu público



Nessa segunda-feira, a Record exibiu, de uma forma meio aperreada, o “último capítulo” de seu grande sucesso, Os Dez Mandamentos (ODM).

Para se ter uma ideia, até, mais ou menos, quarta-feira da semana passada, o público não sabia quando a novela iria acabar. Até que foi anunciado que o fim da primeira temporada seria exibido na segunda-feira, 23 de novembro e, até lá, os capítulos da novela vinham sendo exibidos sem aquele ar característico de final de novela.

Na verdade, tudo isso é reflexo da falta de planejamento da emissora. ODM vinha atingindo números de audiência cada vez mais expressivos, e a Record, é claro, arregalou os olhos diante do sucesso e do lucro atingido pela novela. Se dependesse dos executivos da emissora, a saga de Moisés não acabaria nunca, mas e o respeito pelo público onde fica nisso tudo?

Outra grande prejudicada pela ganância da emissora foi a qualidade geral do produto. Para segurar a audiência, a direção da trama tinha que esticar cada vez mais os capítulos para gerar mais ansiedade em torno dos momentos importantes, e isso fazia com que cenas irrelevantes fossem ao ar e com que os capítulos fossem gravados às pressas, quase que no mesmo dia em que seriam exibidos.

Como todos esses problemas já estavam ficando visíveis aos olhos dos telespectadores e gerando apreensão na equipe da novela, além dos problemas contratuais com o elenco, a emissora resolveu, de última hora, transformar ODM em uma trama com duas temporadas. Então, o “último capítulo” exibido nessa segunda foi só uma desculpa para disfarçar essa falta de planejamento.

Os Dez Mandamentos possui uma história linda, e Vivian de Oliveira conseguiu torná-la atraente para o formato de telenovela, por isso, a novela conquistou tantos fãs, mas o amadorismo da emissora acabou a prejudicando e muito. Imagina o quão mais impactante e ágil ODM poderia ter sido se a Record tivesse seguido o seu cronograma inicial, em vez de ter sugado o sucesso da novela como fez.




É normal uma emissora esticar uma novela que faz sucesso, mas daí adiar o seu fim e transformá-la em uma novela de temporadas, já é demais, né? A Globo, por exemplo, neste ano, alcançou um sucesso incrível com Verdades Secretas, e tinha muita gente nas redes sociais, pedindo que a emissora fizesse uma segunda temporada da trama, mas a Globo sabe respeitar os formatos de seus programas e sabe que novela é novela e não tem isso de ficar prorrogando o seu fim, não.




O elenco de Os Dez Mandamentos também merece aplausos, principalmente, por sobreviver às loucuras da emissora, mas já teve gente pedindo pra sair e não renovando seu contrato. ODM serviu para coroar a carreira de muitos atores, como Adriana Garambone (Yunet), Vera Zimmerman (Henutimire), Giuseppe Oristanio (Paser), Renato Livera (Simut), Denise Del Vecchio (Joquebede), Larissa Maciel (Miriã), Petrônio Gontijo (Arão), Guilherme Winter (Moisés), Giselle Itié (Zípora) e Camila Rodrigues (Nerfetari).

Guiliherme Winter deu vida ao salvador Moisés.


Por se tratar de uma trama da Record, ninguém sabe ao certo quando estreia a segunda temporada de Os Dez Mandamentos, mas não deve passar de março, enquanto isso, a Record segue sugando o sucesso da novela, que deve ter um filme feito com suas cenas, lançado nos cinemas em fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário