quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Os Dez Mandamentos, uma ótima novela atrapalhada pelo amadorismo da emissora



Não se fala em outra coisa a não ser o estrondoso sucesso de Os Dez Mandamentos, a novela bíblica da Record. Para ter uma ideia, a saga de Moisés para libertar o seu povo da escravidão no Egito vem vencendo o Jornal Nacional e os primeiros minutos de A regra do Jogo. Nesta semana, a novela bateu todos os recordes, marcando 26 pontos de média e 30 de pico em São Paulo, ganhando assim o título de maior audiência já obtida por uma novela da Record.



O que explica esse sucesso todo?

Bom, eu diria que a novela tem sim grandes qualidades, mas o maior trunfo da trama é a história que mexe com o imaginário das pessoas e aguça a curiosidade do público.

Já faz um tempinho que a Record investe em produções baseadas em histórias bíblicas, começou com minisséries de poucos capítulos até surgir a ideia de fazer uma novela inspirada no Livro Sagrado.  

Quando surgiram as primeiras notícias de que a Record faria uma novela bíblica, a maior dúvida era se esse tipo de produção combinaria com esse gênero, e não é que combinou!

Graças ao talento da autora, Vivian de Oliveira, que soube criar personagens e histórias além daquelas que estavam na Bíblia e amarrar tudo de uma forma envolvente. Yunet, por exemplo, uma ótima vilão interpretada, maravilhosamente, por Adriana Garambone, não existiu de verdade, saiu da mente criativa de Vivian.

A autora da novela.

Os núcleos da novela são envolventes e tratam de temas universais, como traição, amores do passado, vingança e violência contra a mulher (viu, não é só a Globo que trata de temas fortes, não!) e a história central é épica e gera muita curiosidade porque nunca foi retratada em forma de novela.

Eis aí os motivos para o sucesso da novela.

Mas, nem tudo são flores. Se a autora conseguiu criar e adaptar boas histórias, ela ainda peca no equilíbrio entre o teatral e o informal nos diálogos, que, ora, lembram aqueles filmes antigos sobre a Bíblia e, ora, parecem conversas informais dos dias atuais.

Já, quanto aos efeitos especiais, usados para retratar as pragas do Egito, também não apresentam equilíbrio quanto à qualidade. Alguns são muito bons, outros geram estranheza, o que é perfeitamente justificável, devido ao grau de dificuldade das cenas.

O elenco conta com grandes surpresas, atores, que se mostraram maravilhosos, como Adriana Garambone (Yunet), Vera Zimmermann (Henutimire), Denise Del Vechio (Joquebede), Larissa Maciel (Miriã), Giuseppe Oristanio (Paser), Camila Rodrigues (Nerfetari), Guilherme Winter (Moisés) e Renato Livera (Simut), mas outras interpretações, infelizmente, beiram o ridículo.

Adriana Garambone arrebentou como a malvada Yunet.


Bom, mas o maior defeito de Os Dez Mandamentos, sem dúvidas, é a própria emissora onde a novela é veiculada. A Record já tem um histórico de não saber lidar com o sucesso de seus programas. Foi assim com Caminhos do Coração (aquela novela que, no começo, parecia normal, mas que, depois,virou a novelas dos mutantes), que teve absurdas três temporadas (mas confesso que assisti a todas) ficando, no total, três anos no ar, e com a primeira temporada de A Fazenda, que era repercutida, exaustivamente, por todos os programas da casa.

Com Os Dez Mandamentos, é claro, não poderia ser diferente. A novela estreou em março e tinha previsão de término para outubro, mas foi esticada até para sabe-se lá quando. Tem gente que diz que a trama irá até o final de novembro, enquanto outros afirmam que a novela pode ir até dezembro.
O maior problema disso é que a novela é inspirada em uma história real, então, não tem como a autora ficar inventando mais história pra contar, só resta a ela esticar o que tem, e o resultado disso são cenas arrastada e capítulos inteiros só de enrolação, com orações, flashbacks e cenas musicais. A tão esperada cena  da abertura do Mar Vermelho, por exemplo, era pra ter sido exibida no dia 27 de outubro, depois foi adiada para esta sexta-feira e, agora, ficou só pra segunda da semana que vem. Isso é,se não adiarem de novo até lá.

Bom, mas Os Dez Mandamentos já cativou muitos fãs, que defendem a novela com unhas e dentes. É tanto que, nas redes sociais, é comum ver os fãs da novela da Record falando mal de quem a critica. Gente, por favor, né? Não existe novela perfeita, e os críticos só estão cumprindo com o papel deles, e isso não quer dizer que eles não acreditem no potencial da Record de fazer boas novelas. Em 2013, por exemplo, Pecado Mortal recebia muitos elogios de vários críticos que, hoje falam “mal” de Os Dez Mandamentos.

Por fim ODM é uma novela maravilhosa, que conta uma história linda de fé e superação, uma verdadeira lição de vida, mas que, infelizmente, vem sendo prejudicada devido às atitudes amadoras da emissora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário