sexta-feira, 25 de setembro de 2015

O que explica um adiamento de uma novela das nove pela Globo?

Nesta semana, os leitores do mundo televisivo foram pegues por uma bomba.

Até o começo da semana, estava tudo normal e as notícias sobre Sagrada Família (título provisório), de Maria Adelaide Amaral e Vincenti Villari (a dupla responsável pela maravilhosa novela Sangue Bom), que substituiria A Regra do Jogo, não paravam de sair.

Até que, no finalzinho da quarta-feira, uma bomba foi lançada, primeiro, apenas como um boato: a Globo teria resolvido adiar a estreia da novela e iria escolher outra substituta para o sooooooooooooooool de A Regra do Jogo.



Bom, então, ontem, saiu a confirmação oficial da emissora. Silvio de Abreu, o responsável por chefiar e tomar as decisões do núcleo de dramaturgia deu uma declaração dizendo que a novela de Maria Adelaide foi adiada para o final do ano que vem por conter um forte conteúdo político, que seria afetado por conta das eleições de 2016 e, hoje, as especulações que estavam rolando por aí foram confirmadas: a escolhida para ocupar o espaço vazio foi Velho Chico, novela de Benedito Ruy Barbosa, junto com sua filha Edmara e seu neto Bruno, que estava prevista, inicialmente, para ser uma novela das seis, substituta da substituta de Além do Tempo.

Benedito Ruy Barbosa

Confesso que eu não fiquei muito convencido com essa explicação de Silvio de Abreu não. Na verdade, não é preciso nem ler muito sobre televisão para saber que a Globo está desesperada com os últimos resultados das novelas das nove (Babilônia e A Regra do Jogo) e a escolha de Velho Chico pode ter sido uma cartada final para tentar reverter essa situação.

Pelo pouco que saía na mídia e também pelo estilo da autora, já dava para perceber que Sagrada Família pretendia continuar com essa linha mais realista e polêmica no horário das nove. Não desmerecendo o estilo da autora, que, por sinal, eu amo, mas, talvez, uma terceira novela seguida nesse estilo poderia afugentar ainda mais o público. E, com certeza, a escolha por Velho Chico se deu para pegar carona no sucesso da reprise de O Rei do Gado, afinal, as duas são da mesma equipe, encabeçada por Benedito Ruy Barbosa (autor) e Luis Fernando Carvalho (diretor). Além disso, o estilo mais rústico, rural e que mistura realidade e ficção de Ruy Barbosa também pode ter sido um motivo fundamental para essa escolha, já que o público sinaliza que sente falta desse tipo de trama.


Bom, no final das contas, acho que quem ganhou foi o público. Tendo como base O Rei do Gado, Velho Chico, que contará com um elenco maravilhoso, que deve ser encabeçado por Antônio Fagundes e Letícia Sabatella, tem tudo para ser uma ótima novela, ainda mais nesse horário, que permitirá que a história se desenvolva melhor, e Sagrada Família vai marcar a estreia de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari em um horário mais adulto onde eles vão poder soltar ainda mais sua veia crítica e irônica.

Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari


Então, só nos resta aguardar para ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário