segunda-feira, 26 de outubro de 2015

ENEM 2015: E se o tema da redação fosse inspirado no mundo televisivo?

Não existe final de semana mais badalado e mais gerador de memes do que o final de semana no qual são realizadas as provas do ENEM.

Todo o ano é mesma coisa: gente chegando atrasada e, por isso, chorando, se descabelando e até tentando passar pelas grades dos portões.



Outra coisa que é certa de acontecer todos os anos é o desespero dos alunos ao verem o tema da redação.

Mas, imagina só, se a organização do exame resolvesse inovar e abordasse as notícias do mundo televisivo para servirem como base aos temas da redação.

O Controle imaginou isso e resolveu botar em prática, afinal, já que o tema do Enem tem que ser algo atual e que, de alguma forma, mexe com a sociedade brasileira, nada melhor do que abordar as notícias televisivas que mais bombaram nos últimos meses.

TEMA 1: Globo ou Record? Quem dita a regra do jogo?

Esse é um assunto mais do que discutido. Os alunos poderiam iniciar a redação citando o fato de que, pela primeira vez, uma novela da Globo está perdendo para uma da Record.

Depois, ele poderia usar como argumentos os temas realistas e polêmicos que a Globo vem abordando repetidamente em suas novelas da nove. Em contrapartida, poderia citar a inovação da Record, que investiu em uma novela bíblica.

Mas, para incrementar a sua redação, o aluno poderia comparar a qualidade das duas tramas: Os Dez Mandamentos tem sim seu mérito, afinal, não é nada fácil tornar um texto bíblico atrativo no formato de novela, mas, por outro lado, a trama vem se arrastando há meses com as pragas do Egito, enquanto que A Regra do Jogo, após um período conturbado, vem surpreendendo os telespectadores, quase que a todo capítulo, com reviravoltas novas e segredos revelados.

Para dar mais força aos argumentos, o aluno poderia citar também o fanatismo dos telespectadores da Record, que travam brigas enormes nas redes sociais com aqueles que criticam sua novela.



TEMA 2: Joelma e Chimbinha, a culpa é da lua?


Não há nada mais atual do que esse barraco todo envolvendo o antes casal propaganda de margarina Joelma e Chimbinha.

Os candidatos poderiam encarnar a Sônia Abrão e rasgar o véu, falando do teatrinho de Joelma, que vem tratando tudo isso como se fosse uma novela mexicana.

O aluno poderia também analisar o que foi que levou a essa situação e usar como exemplos para fortalecer os argumentos a entrevista dada por Chimbinha ao Fantástico, os mil e um depoimentos dos filhos dos dois e as mil e uma performances de Joelma nos shows.

Outro ponto que poderia ser abordado é o limite entre o profissional e o pessoal, algo que Chimbinha e, principalmente, Joelma não conhecem muito bem.

TEMA 3: A ousada empreitada de Elizabeth Jhin em fazer duas novelas em uma.


Nessa semana, o assunto mais comentado no mundo televisivo, disparado, foi a mudança de fase em Além do Tempo.

Com uma qualidade inquestionável, essa transição de séculos se deu com um capítulo de tirar o fôlego.

Mas, passado isso, parece que uma novela nova começou. Os personagens têm relações e profissões diferentes, mas, em suma, continuam com a mesma essência.

Isso é legal, porque faz o público ficar curioso para assistir ao desenrolar da nova fase para ver como os carmas do passado serão refletidos nessa nova vida.

Mas acontece que a novela vem perdendo aquele ritmo frenético que vinha apresentando nos últimos capítulos da fase anterior, mas, por outro lado, isso é compreensível, pois é como se uma novela nova estivesse começando, e as tramas e os segredos dos personagens ainda estão sendo revelados.

TEMA 4: Xuxa na Record: Expectativa X Realidade.



Esse assunto rende desde o final do ano passado, até que chegou agosto e o tão esperado programa de Xuxa na Record estreou.

Passado todo o burburinho do início, o público pôde chegar a uma conclusão: Xuxa  até tenta, mas ainda não conseguiu conquistar seu espaço nas noites de segundas-feiras.

A ideia inicial do programa é legal e Xuxa estava com uma vibe boa e um ar renovado, mas parece que, com o tempo, os problemas foram aparecendo, e tanto a apresentadora quanto a sua equipe não vêm conseguindo lidar com os percalços.

E a tal da liberdade que Xuxa esbravejava por aí que foi o principal motivo de ela ter aceito a proposta da Record parece que foi por água abaixo. Xuxa vem sendo proibida de tocar em alguns assuntos e foi até impedida de ir ao Teleton, mas a emissora voltou atrás e deixou a loira ir à TV de Silvio Santos ajudar a arrecadar fundos para AACD.




Bom, isso foi só uma brincadeira e espero, do fundo do meu coração, que todos aqueles que se empenharam nos estudos, tenham feito um ótimo ENEM e se surpreendam com suas notas. E deixo até uma sugestão de um tema sério, tendo como base um infeliz acontecimento que gerou polêmica na última semana no mundo televisivo: a sexualização de crianças e a cultura do estupro.

2 comentários: